Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ELEIÇÃO PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE JEQUIÉ PODE SER ANULADA

O vereador José Simões (PP), presidente da Câmara de Vereadores de Jequié, poderá anular a eleição da Mesa Diretora ocorrida em julho, que deu vitória ao vereador Eliezer Fiim (PDT). A decisão, dada como certa nos bastidores da casa, deve ocorrer nas próximas semanas. Regimentalmente, uma nova eleição pode ser feita até 15 de dezembro.


Como Simões não recorreu à justiça, o ato de anulação deve ser feito pela via administrativa, por meio de decreto do próprio presidente. Na sessão desta terça, 11, o vereador Chico (PDT) se manifestou a favor de Fiim: "se não assumir normalmente, o juiz empossa."  

As versões
Segundo apoiadores de Simões, a eleição de julho não tem amparo no Regimento Interno, porque todos os membros que compuseram a Mesa na ocasião eram ad hoc, isto é, se nomearam apenas para aquele ato. Não havia nenhum integrante da Diretoria da casa. Além disso, o presidente da sessão, vereador Joaquim Caires (PMDB), que é advogado, é impedido pelo estatuto da OAB de realizar o ato.

Os opositores acusam a Diretoria de manobra. Para eles a própria Mesa forçou a eleição naqueles termos. No dia, depois de aberta a sessão, o vereador José Simões passou mal e ficou sob observação médica. Depois disso, o vice-presidente e os dois secretários se ausentaram da Câmara. 

James Meira


Nenhum comentário:

Postar um comentário